Mês: abril / 2011

CLARK ART CENTER INAUGURA NA SEXTA-FEIRA, NO RIO

Olhaí, moçada: o CLARK ART CENTER vai ser inaugurado aqui no Rio, sexta agora. É pra não perder e recomendar, tá?

Alessandra Clark inaugura a primeira galeria de design contemporâneo da cidade, abre os arquivos da artista plástica Lygia Clark
ao público e promove intercâmbio com curadores e artistas nacionais e internacionais.

Tudo isso começa a acontecer no próximo dia 29 de abril, data de inauguração da Clark Art Center, um espaço para celebrar a criatividade e a energia do design e da arte contemporânea. A galeria funciona numa casa branca de três andares com enormes janelões na rua Teresa Guimarães em Botafogo. O espaço expositivo funciona nos 100 m2 de área livre do primeiro andar, que vai receber mostras permanentes e temporárias, happenings e eventos ligados aos diversos segmentos do design e da arte contemporânea. Serão privilegiadas expressões como objetos, jóias, fotografia, moda, móveis, ilustração, toy art, street art, aromas, paladar, som e dança.

O segundo andar do Clark Art Center abriga a Associação Cultural “O Mundo de Lygia Clark” que além de disponibilizar para pesquisa todo o acervo de uma das mais importantes artistas brasileiras, vai realizar mensalmente eventos dedicados às suas experiências, proposições e leituras de textos ainda inéditos.

ORDEM X CAOS NO IMAGINÁRIO DA CIDADE

Isso também é para não perder, observar e divulgar. Vamos nessa?

O Observatório de Favelas realizará, durante o ano de 2011, um ciclo de seminários sobre variados temas relacionados ao “direito à cidade”. São eles: ‘O presente das favelas e o futuro com as UPPs’; ‘Cluster Cultural e novas territorialidades urbanas’; ‘Os jogos olímpicos e o Legado Social para o conjunto da Cidade’. Esta expressão parte do princípio de que a pólis é a materialização das possibilidades de realização da cidadania plena do ser social.

Afirmar esse direito, em especial, nas grandes cidades brasileiras, significa, dentre outras tarefas teóricas, colocar em questão o paradigma da “ordem X caos” que sustenta as diversas formas de relações sociais no contemporâneo. Os termos ordem e caos funcionam de forma integrada e inseparável, são dois entes com uma mesma substância. Essa expressão funcional nos aparece como um dos pontos centrais para se entender a dinâmica do território urbano, em particular, e as formas de instituição das relações sociais e políticas.

BRASIL REBATE CRÍTICAS DA OEA À USINA BELO MONTE, MAS NÃO DIVULGA TEOR DA RESPOSTA

Deu na Ambiente Brasil ea notícia coloca mais um nariz de palhaço na nossa cara:

O governo brasileiro já respondeu à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a medida cautelar que pede a paralisação do processo de licenciamento da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, um documento foi entregue nesta terça-feira (26) à organização multilateral. O teor da resposta não será divulgado por enquanto.

O prazo inicial para o Brasil se manifestar em relação às críticas da OEA terminou no dia 18 de abril, mas o governo brasileiro pediu prorrogação, para esta terça-feira, do prazo para elaborar a resposta.

ESSA VAGA NÃO É SUA

Brasileiro se acha esperto e adora parar em vaga de pessoas com deficiência, quando não consegue estacionar nas outras vagas.

Vejam o vídeo a seguir e sintam raiva e vergonha.

CIENTISTAS PEDEM ADIAMENTO DA VOTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Olhaí, gente, vamos mexer a bunda da cadeira?

Entidades que reúnem cientistas e acadêmicos de diversas áreas pediram nesta segunda-feira (25) o adiamento da votação sobre o novo Código Florestal, previsto para ir à pauta de votações do plenário da Câmara no começo da semana que vem.

De acordo com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), não há “fundamento científico” nas mudanças propostas na legislação. Para as entidades, seria uma “tragédia” a votação na semana que vem com o texto como está.

“Será uma tragédia para sociedade brasileira. Espero que não seja votado. Nós estamos aqui trazendo a visão de 96 sociedades científicas, a elite da ciência brasileira. O que nós gostaríamos é de poder continuar contribuindo trazendo dados para a implementação de um código moderno, e não um documento que os dados da ciência mostram que está furado, está errado”, disse Helena Nader, presidente da SBPC, durante lançamento do estudo “O Código Florestal e a Ciência – Contribuições sobre o diálogo”, em um hotel de Brasília.

DIA INTERNACIONAL DA IGUALDADE PARENTAL

É hoje o Dia Internacional da Conscientização da Alienação Parental, e publicamos, hoje, uma entrevista com a advogada Andréa Maciel, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, sobre a alienação parental, que grassa à solta entre os casais separados, mais por pura sacanagem do que por qualquer outra coisa.
Essencialmente a Alienação Parental é a situação onde o pai ou a mãe, incentiva que a criança rompa os laços afetivos com o outro genitor, ou incentiva sentimentos de raiva, ira, e temor ao pai ou a mãe.

É de extrema importância enfatizar que a Alienação Parental pode ser cometida pelo pai, pela mãe, ou por algum familiar que conviva diariamente com a criança como os avós ou os tios. Geralmente a Síndrome da Alienação Parental, tem origem na frustração de um dos cônjuges com a separação, gerando assim um sentimento de vingância, e desmoralização do ex-cônjuge; utilizando os filhos como instrumento de agressão e vingança.

  • -Como você definiria para um leigo a alienação parental?
    AMÉ o afastamento proposital da criança e genitor separado. O genitor guardião inventa desculpas, mentiras para causar o afastamento, chegando até o ponto de inventar falsos abusos, que chamamos de implantação de falsas memórias.

  • DIA DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

    Esta foi a música-senha para a a derrubada da ditadura portuguesa, em 25 de abril de 1974.

    Foi bonita a festa,pá!

    Viva a liberdade!

    “JORGE DE CAPADÓCIA”, COM CAETANO VELOSO, NO CURTIR TAMBÉM É CIDADANIA DE HOJE

    Salve Jorge!

    Feliz Páscoa!

    Bom fim-de-semana!

    SÃO PAUO OFERECERÁ CÃO-GUIA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    Deu n’O Globo on line e e um exempoo a ser seguido pela União e por todos os estados. Chega de brasileiros sem cidadania-plena!

    SÃO PAULO – Os paulistas que apresentam algum tipo de deficiência visual terão a partir do próximo ano a possibilidade de receber um cão-guia fornecido gratuitamente pelo Governo do estado, através da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O lançamento do Programa Cão-Guia e a construção de um Centro de Referência do Cão-Guia, que deverá ficar pronto em um ano, foram anunciados nesta quarta-feira. Segundo o governo do estado, estima-se que no Brasil existam cerca de 16 milhões de pessoas com deficiência visual, dos quais aproximadamente 2,6 milhões em São Paulo.

    O Centro será uma parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). Além da criação e treinamento de cães-guia para pessoas com deficiência visual, o programa definirá os parâmetros em relação ao uso do cão-guia e os métodos de treinamento.

    A partir dos dois meses de vida, os filhotes serão entregues a uma família adotiva, selecionada pelo programa, que cuidará do cão durante um ano. As vacinas e alimentação serão fornecidas pelo estado. A família ficará responsável pelo processo de socialização do cão.

    A família e o cão receberão treinamento semanal por um membro do Centro. Após um ano com a família, o cão é encaminhado ao Centro de Referência, onde passará por um adestramento intensivo, específico para guia de cegos. Nessa etapa, o animal será avaliado permanentemente por treinadores e por veterinários.

    O treinamento terá duração de quatro a seis meses, dependendo da evolução do animal. Após o treinamento, os cães habilitados serão encaminhados às pessoas com deficiência visual, que também serão previamente selecionadas e treinadas no Centro de Referência. Todo o processo será gratuito, para a família e a pessoa cega.

    PAIXÃO DE CRISTO, EM PERNAMBUCO, TERÁ AUDIODESCRIÇÃO

    Deu no Blog da Audiodescrição:

    Pernambuco: Paixão de Cristo recebe melhor pessoas com deficiência visual, pois vai ter audiodescrição.
    Pela inclusão de todos, em tudo, é o que pregamos e queremos!

    Equipamentos usados em gravações simultâneas foram entregues a pessoas com deficiência visual e permitem a audiodescrição de tudo que acontece durante o espetáculo.

    Ative o vídeo no plug-in, ou assista clicando neste link acessível para usuários de leitores de telas. Transcrição do vídeo após o plug-in.

    Transcrição do vídeo

    Todos os anos, milhares de pessoas assistem ao espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, em Pernambuco. Mas, para muitas, só em 2011, ficou mais fácil acompanhar tudo no teatro ao ar livre.

    A cada mudança de cenário, o público se apressa para ficar pertinho dos personagens. Não é o caso de um grupo. Pela primeira vez, as cenas do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém foram narradas para 75 pessoas com problemas de visão.

    Equipamentos usados em gravações simultâneas foram entregues a pessoas com deficiência visual. Os aparelhos permitem a audiodescrição de tudo que acontece durante o espetáculo, principalmente, nos intervalos silenciosos das cenas.

    “É uma emoção muito forte e que faz com que a gente se integre cada vez mais na sociedade”, afirma a historiadora Marluce Cabral.

    Outra experiência aprovada há três anos permite que pessoas com dificuldade para caminhar assistam ao espetáculo. Guias do maior teatro ao ar livre do mundo levam os cadeirantes aos locais onde a visão dos palcos é privilegiada. “Eu ia embora, e eles com toda delicadeza e gentileza providenciaram a cadeira de rodas para que eu pudesse assistir até o fim”, declara a aposentada Maria Olinda da Silva.

    “É emocionante a forma como eles se sentem incluídos. Eu acho que esse é um passo irreversível no processo desse espetáculo e tomara que seja exemplo para muitos outros”, comenta o ator Thiago Lacerda.

    Fonte: Portal do Jornal Nacional – matéria veiculada na edição de 2o/04/2011

    Marcia de AlmeidaMARCIA DE ALMEIDA, responsável pelo site, é jornalista, escritora, roteirista...
    saiba mais
    ABI Newsletter Planeta Educa��o Acesso de Humor